0800 081 1027 ouvidoria@tcepe.tc.br
O QUE VOCÊ FAZ, ME FAZ CIDADÃO.

Ouvidoria do TCE-PE

As Políticas Públicas e como elas afetam nosso país

As Políticas Públicas têm um enorme impacto em nossa nação e na vida de seu povo. Elas podem ser divididas em duas grandes categorias: aqueles que são feitos pelo governo e aqueles que são feitos por atores não governamentais. 

O governo define as políticas nas amplas áreas de educação, economia, bem-estar social e relações exteriores. Os atores não governamentais incluem empresas, sindicatos e ONGs.

As Políticas Públicas atingem cidadãos de todos os níveis educacionais, independentemente de gênero, raça, religião ou nível social. 

Com o aprofundamento e a expansão da democracia, diversificaram-se as responsabilidades dos representantes do povo. Hoje, costuma-se dizer que sua função é promover o bem-estar social. 

O bem-estar da sociedade está relacionado com a atuação e sua implementação nos campos da saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, a qualidade de vida deve ser considerada como um todo.

Neste artigo você verá tudo e com detalhes sobre o campo das Políticas Públicas e como elas afetam o nosso país. Ainda vai entender quais são as funções do Tribunal de Contas no controle dessas políticas e como são alteradas ou aprovadas em nosso país.

Políticas Públicas: o que são e para que servem? 

A definição de política pública é ampla. O termo pode ser usado para designar um conjunto de ações do Estado para atender às necessidades primárias da sociedade.

O conceito de política pública, ou seja, qualquer atividade realizada para o povo por meio da organização do Estado, configura-se como base para a relação entre o governo e o povo. 

Portanto, as Políticas Públicas devem ser realizadas a partir de todas as esferas de poder de um país: judiciário, legislativo e executivo.

Políticas públicas são as ideias e programas que um governo usa para tentar melhorar a vida de seus cidadãos. 

Uma política pública pode abordar vários temas de interesse da sociedade, até regras administrativas estabelecidas por burocratas no poder executivo, ou mesmo simples diretrizes emitidas em nível local. 

As políticas públicas vêm em todas as formas e tamanhos – desde grandes revisões de toda a nossa economia até ajustes projetados apenas para uma parte da sociedade. 

Elas geralmente têm efeitos de longo alcance em tudo, desde quanto dinheiro as pessoas ganham a cada ano, a quais cuidados de saúde podem acessar, se as crianças podem brincar ao ar livre sem se perder.

Políticas Públicas são, em resumo, as medidas tomadas pelo governo para proteger os direitos das pessoas, ajudar ou prestar serviços. Seu objetivo é garantir que as pessoas gozem dos direitos garantidos por lei.

Essas medidas são uma parte importante da administração pública, pois representam programas governamentais que visam melhorar a sociedade e atender às necessidades dos cidadãos.

A política pública também é uma forma de ajudar a reduzir a desigualdade social existente em um país e pode ser utilizada como ferramenta de inclusão social.

Em todas as áreas, podem existir vários tipos de políticas públicas, selecionadas de acordo com as necessidades locais. Alguns exemplos incluem: política de saúde, educação, assistência social, cultura, etc.

Políticas no Brasil e suas categorias 

As Políticas Públicas no Brasil são comumente categorizadas em políticas sociais, econômicas e ambientais.

As políticas sociais se concentram em melhorar a vida das camadas marginalizadas e desfavorecidas da sociedade, como famílias de baixa renda, pessoas com deficiência, moradores de favelas e grupos indígenas.

As políticas econômicas visam melhorar o padrão de vida dos cidadãos brasileiros, por exemplo, aumentando a disponibilidade de empregos, fortalecendo a moeda e reduzindo o déficit orçamentário.

As políticas ambientais concentram-se na redução dos efeitos das mudanças climáticas, na preservação dos recursos naturais, na melhoria da qualidade do ar e na prestação de cuidados de saúde acessíveis.

As políticas na Educação 

As políticas públicas na área da educação consistem em planos ou ações desenvolvidas no âmbito do governo.

Elas contribuem para a efetivação dos direitos consagrados na Constituição Federal, tendo como um de seus objetivos a implementação de medidas para garantir o acesso à educação para todos os cidadãos. 

Elas contêm equipamentos para garantir educação para todos, bem como equipamentos para avaliar e ajudar a melhorar a qualidade da educação no país. 

A partir dessa definição de políticas públicas de educação, é necessário avaliar criticamente em que medida essas políticas estão sendo implementadas, ou seja, se estão de fato concretizadas, no que diz respeito ao direito à educação.

A responsabilidade pela implementação da política pública de educação é do Ministério da Educação (MEC), secretarias estaduais e municipais de educação.

O principal instrumento de salvaguarda da educação no país é a Lei Nacional de Orientação e Fundamentos da Educação (LDB 9.394/96), promulgada em 1996, que rege todo o sistema educacional brasileiro.

As políticas na Saúde

Quando as pessoas falam sobre política de saúde pública ou igualdade de oportunidades, a primeira coisa que geralmente vem à mente é o acesso à saúde para todos.

Mas o assunto é muito mais amplo. Outras questões fundamentais necessárias à dignidade humana, como moradia, emprego, educação e lazer, estão diretamente relacionadas a esse tema.

Vale lembrar que uma vida feliz e saudável inclui saúde mental. Depende de ter o mínimo de estrutura para viver normalmente.

Além disso, a educação e o acesso à informação podem ajudar a difundir o conhecimento sobre os benefícios da alimentação saudável.

Nisso estão incluídos a importância da higiene e dos hábitos de proteção sexual para evitar a contaminação de certas doenças, os malefícios dos medicamentos no organismo, entre outros.

A parte do lazer inclui também a oportunidade de todos praticarem atividade física regular, fundamental para a melhoria da qualidade de vida.

A política de saúde pública é implementada pelos diversos órgãos, departamentos e entidades que compõem o governo. Eles estão presentes nos níveis municipal, estadual e federal. Todos são regidos pelo Ministério da Saúde.

As políticas na Segurança Pública

Além das mais comuns citadas acima, ainda há que se dizer a respeito das políticas no âmbito da Segurança Pública. Se constitui em parte de igual importância para todos os brasileiros, de diferentes classes sociais. 

A segurança pública é um serviço público baseado na prevenção e repressão condicional, no respeito à equidade, à dignidade humana e pautado pelo respeito aos direitos humanos e ao Estado Democrático de Direito. 

Com base nesses princípios, a política de segurança pública ganhou diversidade em diferentes regiões e cenários. 

A segurança pública é um componente importante da estratégia abrangente de defesa nacional para manter a ordem social e a estabilidade do país.

Além disso, garante que os cidadãos possam viver uma vida pacífica, bem como promover o desenvolvimento econômico da nação.

Ainda em mesmo âmbito, podemos destacar a segurança na área das tecnologias e globalização, outra importante aplicação das políticas.

Visto o rápido crescimento da Internet e de outras tecnologias da informação, os meios eletrônicos tornaram-se mais poderosos, trazendo consigo novos desafios para a sociedade e o governo.

Essas políticas também se aplicam quando se fala na proteção em relação a segurança física das pessoas, a confidencialidade dos dados e a privacidade pessoal, incluindo atividades online.

Tipos de políticas públicas

Existem quatro tipos de políticas públicas, dependendo do objetivo e alcance da medida:

Esta é a classificação mais comumente usada para políticas públicas. Foi criado pelo cientista político Theodore Lowi (1931-2017), que realizou importantes pesquisas sobre o assunto.

Políticas Distributivas

Sua principal função é de, como o próprio nome diz, distribuir determinados serviços, bens ou quantias de dinheiro a uma parcela da população. 

Essa política pública, implementada por meio do orçamento público, começou a ganhar força no final da década de 1980, período em que foi promulgada a Lei de Organização da Assistência Social (LOAS). 

Com isso, essa parte do serviço fica legalizada. Um exemplo de política pública distributiva pode ser visto em ações como campanhas de vacinação contra febre amarela, abertura de escolas, ampliação do sistema viário e construção de aeroportos. 

Os custos dessas ações são incorridos por meio do estado, que utiliza a receita tributária para essas atividades.

Políticas Redistributivas

As políticas redistributivas são de natureza social e visam salvaguardar o bem-estar social. Geralmente, aplicam-se a grupos maiores de pessoas com o objetivo de trazer benefícios e mais igualdade ao seu público-alvo.

Temos como exemplo um esquema destinado a distribuir renda e determinar a cobrança de impostos progressivos proporcionais ao valor da renda.

Políticas Constitutivas

Da política pública constitutiva emergem regras que especificam as maneiras pelas quais os cidadãos podem participar e se beneficiar da ação estatal. 

Exemplos desse tipo de política pública podem ser vistos em leis que estabelecem três poderes para garantir os direitos fundamentais da sociedade. 

Portanto, quando políticas públicas como Minha Casa, Minha Vida etc. permitem que os cidadãos participem de projetos com base na comprovação de renda estabelecida, a política pública constitutiva se concretiza. 

As regras propostas para a realização de eleições são outro exemplo de tal política.

Políticas Regulatórias

São as políticas utilizadas para organizar o funcionamento do Estado e podem envolver regras sobre procedimentos burocráticos ou normas de conduta cívica.

Esse tipo de política pública envolve o desenvolvimento e monitoramento de normas e leis para garantir o bem comum, aquele compartilhado pela comunidade. 

A partir disso, estabelecer regras de comercialização de produtos, princípios de comportamento e padrões de comportamento. Em suma, regular as políticas públicas é a regra que garante o bem-estar coletivo.

Eles são mais abrangentes porque podem atingir muitas pessoas. Dito isto, ao contrário dos anteriores, eles não são apenas sobre determinados grupos de pessoas.

As medidas preventivas para reduzir a mortalidade em um setor específico são chamadas de tais políticas. 

Por exemplo, na década de 1990 observou-se que a maioria das mortes em acidentes de trânsito se devia ao não uso do cinto de segurança. Portanto, a lei torna seu uso obrigatório. 

Esse tipo de comportamento ocorre se forem observadas altas taxas de letalidade em acidentes de motocicleta. Como resultado, as multas foram aumentadas para coibir a circulação de motoristas sem capacete ou onde a proteção é necessária.

As políticas e a Gestão Pública 

Gestão Pública, como o nome sugere: gestão do setor público. Como tal, a área tem a grande responsabilidade de garantir que a população tenha serviços básicos de excelência.

A Gestão Pública é uma atividade profissional que inclui a aplicação de conhecimentos e técnicas do Poder Executivo à gestão de setores e agências públicas ou de interesse coletivo. O profissional dessa área pode desempenhar papéis como:

  • Avaliar áreas onde a política pública precisa ser desenvolvida;
  • Planejar e desenvolver medidas de políticas públicas;
  • Acompanhar e avaliar os resultados das medidas implementadas.

Além das agências governamentais, as administrações públicas podem existir em organizações não governamentais (ONGs) e até mesmo em instituições privadas que prestam algum tipo de trabalho social.

O conhecimento nessa área é utilizado para planejar, coordenar e avaliar os cursos oferecidos pela instituição. As teorias são aplicadas em vários campos, incluindo recursos humanos, finanças e políticas públicas, como dito acima. 

Além dos programas sociais, dentro dessa gestão são administrados diversos serviços públicos como educação, saúde, transporte e segurança.

No campo da administração pública, os princípios de eficiência e eficácia têm uma orientação de desenvolvimento público relacionada ao impacto social, que visa determinar o impacto dos programas sociais desenvolvidos pelos governos estaduais e municipais sobre as populações-alvo.

Os princípios de eficiência e eficácia na administração pública são ambos instrumentos para melhorar a produtividade da administração pública.

Embora sejam dois conceitos semelhantes, o princípio da eficiência é muito diferente do princípio da eficácia. 

Os dois princípios da eficiência e da eficácia são frequentemente usados ​​ou até confundidos como termos semelhantes, mas diferem principalmente no campo administrativo.

O princípio da eficiência como ferramenta de desenvolvimento está relacionado ao impacto social e visa determinar o impacto dos programas sociais desenvolvidos pelos governos estaduais e municipais sobre as populações-alvo.

No que diz respeito ao princípio da eficácia, este, por sua vez, permite que a instituição avaliada responda às pressões de transparência para mostrar que os resultados estão sendo alcançados. 

Quem faz as Políticas Públicas e como eles tomam decisões? 

O governo faz políticas públicas aprovando legislação e tomando decisões ministeriais. 

A legislação é o conjunto formal de regras que regem a forma como as políticas públicas são feitas em três etapas: a fase preparatória, a fase de elaboração e a fase de implementação. 

A fase preparatória é onde o governo realiza investigações e revisões de propostas de políticas para garantir que estejam de acordo com a Constituição do país. 

A fase de redação é onde a política proposta é escrita em um documento legal formal. A fase final é onde a política é promulgada em lei.

As políticas enquanto categoria jurídica

A conceituação de política pública deve levar em conta a relação entre governo, política e direito, fazendo da política a força motriz, representada pelo comportamento do governo e institucionalizada pelo direito.

A política pública consiste em planos de ação governamentais dos quais são extraídas as ações do Estado na definição de metas, estabelecimento de prioridades e investigações orçamentárias.

Além disso, determinam formas de execução para alcançar os compromissos constitucionais, que são externalizados por meio de arranjos institucionais.

Do ponto de vista de entender a política pública como um plano de ação governamental, há artigos que retratam a intersecção entre política e direito, movimento responsável pela formulação de medidas nas máquinas públicas, cujas articulações visam à realização de direitos.

Em sua essência, é a ação governamental, o movimento do impulso do governo, combinando capacidades, objetivos e meios estatais.

A apresentação externa de políticas públicas se consubstancia em um arranjo institucional, um conjunto de iniciativas e medidas apoiadas e expressas por diferentes leis.

Portanto, partimos do princípio de que a política pública deve ser entendida como uma categoria jurídica.

Quais são as funções do Tribunal de Contas no controle das Políticas Públicas?

A primeira função mais básica de um Tribunal de Contas que podemos citar é a do controle da legalidade. Como dito anteriormente, a política pública geralmente é feita por lei. Portanto, ele deve ser obrigado a cumprir e melhorar.

Outra rota muito produtiva envolve a exigência de transparência total. Embora a Lei de Acesso à Informação tenha quase uma década, ainda não vemos tanto cumprimento quanto deveria. 

A liberação dos dados exigidos pela norma permite a identificação de áreas bem ou mal atendidas. Com isso, o Tribunal de Contas do Estado pode perceber e verificar se há necessidade de políticas públicas, ou ainda, se os procedimentos existentes são eficazes e o que deve ser revisto.

Dito isso, resolver grandes problemas sociais é a missão do governo, e a função do TCE é de exigir respostas e resultados que incentivam os gestores. 

Tudo deve ser baseado na lei, e aplicar o mínimo constitucional na saúde e na educação será sempre uma obrigação formal, dada assim a função do TCE. 

Como segundo papel do TCE, está na maior ênfase na função “docente”, dimensão do Tribunal de Contas, que ganha espaço à medida que as pessoas percebem que lembretes, explicações e encaminhamentos costumam ser mais eficazes. 

Ainda, também há os recursos do regimento para impor sanções e comportamentos corretivos se os protocolos de instrução não funcionarem. 

De qualquer maneira, um dos grandes controles das Políticas Públicas de um estado está sob a responsabilidade do TCE, e sua função é cumprir com excelência. Dividimos para meros exemplos, papéis do TCE nos controles externo e interno, confira:

O papel do TCE no controle externo

O controle atua sobre as próprias instituições estatais, desempenha um papel importante na relação entre Estado e sociedade e contribui para a garantia da democracia. 

Quando uma sociedade se organiza, surgem necessidades a serem atendidas sem que direitos e as liberdades individuais sejam comprometidas.

Estado, Municípios e a sociedade estão sempre relacionados. Dessas relações surgem as funções que lhe são próprias, exercidas por meio de suas instituições – a burocracia prestadora de serviços públicos, vinculada a uma das funções básicas: executiva, legislativa ou jurídica. 

Este conjunto de instituições constitui formalmente a Administração Pública. O Estado submete-se então à ordem e eficiência administrativa, à efetividade de suas ações. 

Esses princípios criam mecanismos ou sistemas de controle das atividades estatais, defendendo tanto a própria administração pública quanto os direitos e garantias coletivas.

O TCE no controle interno

O controle interno é baseado no artigo 74 da Constituição Federal que estabelece que os poderes executivo, legislativo e judiciário devem manter um sistema de controle interno de forma integrada para: 

  • avaliar o cumprimento dos objetivos do plano plurianual e a execução do orçamento público;
  • demonstrar a legalidade e avaliar os resultados, conforme a eficiência e eficácia, orçamento, finanças e administrar o patrimônio das instituições e entidades;
  • controle das operações de crédito;
  • apoiar o controle externo.

Como as Políticas Públicas são alteradas ou aprovadas em nosso país?

As Políticas Públicas são alteradas ou aprovadas em nosso país por meio de um processo conhecido como democracia parlamentar. 

Na democracia parlamentar, o governo é composto por funcionários eleitos, geralmente conhecidos como deputados. Os deputados são responsáveis ​​por votar nas políticas públicas propostas. 

Uma vez que uma política pública é aprovada pelos deputados, ela vai para o gabinete para aprovação. O gabinete é composto por parlamentares de alto escalão que são responsáveis ​​pela implementação das políticas públicas. 

Os ministros são os tomadores de decisão que tomam as decisões que afetam a vida cotidiana das pessoas. Os ministros são geralmente nomeados pelo Presidente da República. 

Uma vez que uma política pública tenha sido aprovada pelo gabinete, ela vai para o Presidente para assinatura. O Presidente é o chefe de Estado e é responsável por defender a Constituição. 

Uma vez que uma política pública tenha sido assinada pelo Presidente, ela se torna uma política oficial do governo.

As Políticas Públicas têm um papel enorme em nossas vidas e em nosso país. Um dos maiores desafios de todos os membros que controlam essas políticas está em manter as leis em seus cumprimentos, e garantir qualidade de vida e segurança aos brasileiros. 

Já o grande desafio do TCE encontra-se em garantir que todas essas políticas estejam sendo realizadas pelos representantes da melhor forma, e proteger os cidadãos de quaisquer desvios de lei.

Carta de Serviços

Apresentação O que é a Carta de Serviços A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento disponibilizado por órgãos públicos que tem o dever de informar aos cidadãos os serviços prestados, como acessá-los e quais os compromissos...

Mídia do TCE

Notícias do TCE-PE O que é Notícias veiculadas no site e mídias sociais, bem como enviadas à imprensa, sobre a atuação do TCE-PE como fiscalizações, julgamentos, trabalhos em parceria com outros órgãos, orientações e capacitações aos gestores, assuntos...

Dados Institucionais

Planejamento Estratégico O que é É uma ferramenta de gestão utilizada pelo TCE-PE com o objetivo de estabelecer uma estratégia para o acompanhamento das atividades desenvolvidas, relacionadas a metas, e, consequentemente, a mensuração dos resultados alcançados. O que...